Cerca de 60% da produção brasileira de grãos acontece nos solos do cerrado. O cuidado com a fertilidade destes solos é fundamental para os ganhos de produtividade na produção nacional. Para aumentar a capacidade produtiva, é preciso buscar alternativas para a construção do perfil do solo.
O grande problema dos solos do cerrado encontra-se no fato de que mais de 95% destes solos possuem a fertilidade nas camadas superficiais, o que dificulta alcançar todo o potencial produtivo das culturas implantadas. Por isso, é fundamental levar nutrientes em profundidade sem ter ação mecânica, já que a adubação a lanço é realizada na maioria dos casos.
Desafios dos solos do cerrado
Além de ter a fertilidade concentrada nas camadas superficiais, os solos do cerrado, geralmente, apresentam baixo pH, acidez elevada, baixa saturação de bases e elevado teor de alumínio e manganês.
Essas características são desfavoráveis ao desenvolvimento radicular e nutrição de plantas. As aplicações de corretivos modificam esta condição na camada superficial, porém a melhoria das camadas subsuperficiais é mais complexa, especialmente no sistema plantio direto, onde a mobilização mecânica é mínima.
Ainda, a presença de uma camada compactada entre 12 a 20 cm pode dificultar o desenvolvimento radicular e mesmo a melhoria química do perfil. Um dos principais objetivos dos produtores deve ser aumentar a fertilidade de solos em áreas com baixa CTC ou baixa capacidade de troca de nutrientes.
Além disso, agricultores que se dedicam à melhoria do solo estão no caminho para alcançar a construção do perfil do solo favorável, sendo que o enraizamento profundo é um indicador da qualidade do manejo da lavoura.
Benefícios da construção do perfil do solo
Por mais que seja um desafio, a construção do perfil do solo em profundidade deve fazer parte dos objetivos dos produtores do cerrado. Afinal, com o aprofundamento do sistema radicular, é possível obter uma série de benefícios, como:
- Aumento na capacidade de produção;
- Maior aproveitamento de nutrientes móveis, como nitrogênio, boro e enxofre;
- Redução de perdas causadas por doenças radiculares e nematoides;
- Contribui para a atividade biológica do solo;
- Formação de agregados do solo;
- Ciclagem de nutrientes;
- Adição de carbono em profundidade;
- Maior absorção e retenção de água
- Alto teor de matéria orgânica no solo;
- Descompactação do solo.
Por fim, vale destacar que a construção do perfil do solo reflete diretamente na fertilidade. Solos com fertilidade construída proporcionam efeitos residuais cumulativos, resultando em teores de macro e micronutrientes altos ou muitos altos. Consequentemente, o solo pode manter sua estabilidade produtiva por mais tempo.
Como promover a construção do perfil do solo?
O perfil do solo é composto por suas características químicas, físicas e biológicas. Cada uma dessas propriedades influencia diretamente na fertilidade e capacidade produtiva do solo. Por isso, é preciso buscar alternativas de correção para cada um dos perfis, visando a construção do perfil do solo.
Com o aprofundamento do sistema radicular, vários processos são otimizados com destaque para a ciclagem de nutrientes. Isso significa que, quando a construção do perfil do solo é feita de maneira adequada, nutrientes móveis – como o potássio – e muito móveis – como nitrogênio (nitrato), enxofre (sulfato) e boro – são ciclados pelo sistema radicular profundo, o que beneficia a absorção de nutrientes pelas plantas.
Veja o que você pode fazer!
Perfil químico
Devido às características pouco favoráveis dos solos brasileiros, a calagem é considerada a principal prática para a correção do perfil químico do solo. Essa técnica tem o objetivo de elevar o valor do pH na faixa de 6 a 6,5, que é a ideal para a maioria das culturas. Ao atingir esses níveis, os macro e micronutrientes passam a ficar solúveis e em uma faixa de maior disponibilidade para serem absorvidos pelas plantas. Porém a calagem sem imporporação, não tem efeito corretivo nas camadas subsuperficiais do solo.
A calagem também é de grande importância para neutralizar o alumínio presente na camada superficial do solo. Como resultado, é possível eliminar a ocorrência de toxidez e permitir o desenvolvimento mais saudável das plantas. Lembre-se que essa prática deve ser realizada com base nos resultados da análise química do solo.
Por fim, a gessagem também é uma técnica que deve ser considerada na construção do perfil químico. O gesso atua nas camadas mais profundas do solo e melhora o crescimento radicular das plantas, principalmente em solos com alto teor de alumínio. entretanto o gesso não possui características corretivas ao solo apenas fornecimento de Ca e S em profundidade.
Perfil físico
O perfil físico do solo deve apresentar estrutura que favoreça a respiração das raízes, armazene água e disponibilize nutrientes nas quantidades ideais para as plantas. Para isso, é preciso buscar práticas que contribuam para a descompactação do solo.A escarificação é uma das práticas conservacionistas que podem ser adotadas para a construção do perfil físico do solo. Essa prática revolve o solo a uma profundidade de, aproximadamente, 30 cm, rompendo a camada compactada. Após a realização desse processo, é possível utilizar o Sistema de Plantio Direto, uma vez que ele contribui para a conservação do perfil do solo, porém esta é uma prática evasiva onde a revolvimento de solo e desestruturação dos agregados do solo.
Em áreas onde o plantio direto já é realizado, como ocorre em boa parte das lavouras do cerrado, uma boa alternativa para a descompactação e melhoria dos aspectos físicos do solo é a utilização de plantas de cobertura.
Perfil biológico
O processo de construção de perfil de solo em profundidade também deve englobar práticas capazes de restabelecer o microbioma do solo. A principal maneira de alcançar esse objetivo é aumentar o aporte de matéria orgânica.
Quando isso acontece, é possível alcançar importantes benefícios, como maior agregação e porosidade do solo, maior absorção de nutrientes, aumento da atividade de microrganismos benéficos, menor resistência do solo, etc.
Aqui, o sistema de plantio direto também é um importante aliado, pois reduz o revolvimento do solo e permite maior conservação da matéria orgânica. A rotação de culturas é outra prática que pode ser adotada, já que garante diversidade de microrganismos.
Outras práticas recomendadas
- Adição de carbono em profundidade em função do desenvolvimento de raízes e da adição de exsudatos que são importantes para atividade biológica. Com esta adição de carbono, ocorre uma melhoria da estrutura do solo que irá facilitar o aprofundamento das raízes das próximas culturas.
- Aumento da eficiência do uso da precipitação. Para isto, é muito importante incrementar a infiltração de água no solo, aumentar a armazenagem e finalmente aumentar o uso da água armazenada em camadas mais profundas do solo. Procure manter o solo coberto, com uma estrutura favorável à infiltração, formada por agregados estáveis.
- Do ponto de vista de estratégias biológicas, a alternância de sistemas radiculares com diferentes características é fundamental. Isto é relevante para que a taxa de fotossíntese se mantenha elevada, com isto as plantas terão mais vigor, resistência aos estresses bióticos e abióticos e irão produzir mais.
Como a TMF ajuda na construção do perfil do solo em profundidade?
Além de todas as práticas citadas acima, os fertilizantes possuem um importante papel para a construção do perfil do solo. E para isso, utilizar insumos de qualidade fazem toda a diferença!
Os fertilizantes da TMF são desenvolvidos com tecnologia exclusiva e possuem nutrientes essenciais para auxiliar na construção do perfil do solo, como Ca, Si, Mg e S, apresentando maior eficácia do que produtos utilizados na calagem e gessagem.
Nossos produtos fornecem nutrientes em alta concentração e maior solubilidade no perfil do solo, com ação imediata e liberação gradual. Também possuem múltipla ação, sendo capazes de corrigir, construir e manter a fertilidade do solo em todo seu perfil, além de nutrir plantas para alcançar altas produtividades.
Além disso, apresentam fácil aplicabilidade em relação aos demais produtos do mercado, contribuindo para a redução de custos e menor mão de obra.
Saiba mais sobre a tecnologia TMF e acesse a aba “Produtos” para conhecer todos os benefícios dos nossos fertilizantes.