Como a construção do perfil do solo impacta a produtividade?

construção do perfil do solo

Apesar dos grandes avanços da agricultura brasileira para produzir em solos com baixa fertilidade, especialmente na região do Cerrado, a construção de um perfil de solo favorável ao desenvolvimento e aprofundamento do sistema radicular ainda é um dos grandes desafios dos produtores brasileiros. Mas como superar essa dificuldade e garantir alta produtividade às colheitas agrícolas?

Antes de tudo, é preciso reforçar que os solos brasileiros são ácidos, com baixa saturação de bases, baixo conteúdo de cálcio e elevada saturação de alumínio nas camadas subsuperficiais. O problema se estende para muito além da região do Cerrado, já que cerca de 70% de todos os solos brasileiros apresentam sérios problemas de fertilidade.

Neste artigo, vamos te ajudar a entender melhor a importância da construção do perfil do solo como fator determinante para aumentar a produtividade de sua lavoura. Acompanhe!

A importância de conhecer o perfil do solo

Conhecer o perfil do solo é o primeiro passo para garantir alta produtividade no momento da colheita. Ao traçar o perfil do solo, é possível conhecer suas características físicas, químicas e biológicas e, com isso, tomar decisões assertivas sobre a adoção das técnicas de manejo mais adequadas para a correção dos problemas de fertilidade.

Portanto, é de fundamental importância analisar o perfil do solo para fins de exame, descrição, coleta e classificação dentro de um sistema organizado de classificação dos solos. Sem esse conhecimento, corre-se o risco de não corrigir os problemas de acidez com a eficácia necessária e comprometer o resultado final da colheita.

O desafio de ir além da camada superficial

Durante muito tempo, a agricultura brasileira ficou limitada à correção dos 20cm superficiais do solo. Hoje, sabe-se que é necessário promover a correção do solo também abaixo dessas camadas para que as raízes das plantas possam absorver todos os nutrientes necessários ao seu correto desenvolvimento.

A formação do perfil do solo favorável ao enraizamento profundo é um indicador de qualidade do manejo da lavoura que favorece o aumento da produtividade da plantação. Por outro lado, agricultores que fazem cultivo em solos problemáticos e que não foram tratados abaixo da camada superficial podem sofrer um impacto negativo no momento da colheita. Alguns problemas que dificultam o enraizamento profundo são:

  • erosão;
  • solo compactado;
  • baixo teor de matéria orgânica;
  • baixa infiltração;
  • baixa atividade biológica.

Existem diversas alternativas para construção de um perfil profundo de enraizamento, porém elas apresentam diferentes custos, tempo envolvido e eficiência. Para promover a redução de custos e aumentar a economia de tempo, as estratégias podem ser combinadas visando uma maior eficiência. O importante é assegurar que as camadas abaixo da superfície também seja corrigidas para garantir o sucesso da lavoura.

Perfil do solo X Fertilidade

O perfil do solo é um dos principais fatores limitantes para o desenvolvimento da atividade agrícola. Dessa forma, as altas produtividades na agricultura brasileira estão sempre associadas ao solo que foi corrigido e preparado da maneira adequada para receber o plantio.

Para alcançar o máximo de fertilidade do solo e, consequentemente, otimizar a produtividade, é preciso realizar a aplicação de corretivos e fertilizantes, tomando o cuidado para que sejam aplicados na dosagem correta.

Essas etapas devem ser feitas com base na construção prévia do perfil do solo, levando em conta suas peculiaridades e características para que o manejo seja muito bem feito.De acordo com a análise do solo, é possível determinar a quantidade de calcário e adubo para a correção do pH e da deficiência de nutrientes apresentadas pelo solo.

Vale lembrar que a aplicação de fertilizantes para a correção do solo deve chegar em toda a área de enraizamento, e não apenas na camada superficial. Esse é um fator fundamental para que as raízes cresçam em profundidade e estejam bem distribuídas em todo o perfil do solo.

Por isso, de nada adianta comprar a melhor semente acreditando que haverá uma alta produtividade se o solo não for corrigido na medida exata para proporcionar as condições ideais de desenvolvimento da planta.

Ao considerar todos esses fatores, é possível notar um aumento significativo na produtividade da colheita. O aumento da produção rural significa mais renda que, por sua vez, melhora a qualidade de vida do produtor rural e a satisfação das suas necessidades, com menos impacto no ambiente, desde que seja colocado em prática as técnicas de agricultura sustentável.

CESB comprova a importância da construção do perfil do solo

Todas as informações acima comprovam como um perfil de solo bem construído reflete em lavouras saudáveis e produtivas. Esse fato vai ao encontro do resultado dos “Cases  Campeões” divulgados pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) no final de junho deste ano.

As análises de solo dos produtores campeões da última edição da 13ª edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja do CESB mostram que todas as áreas de cultivo possuíam um perfil de solo bem construído.

Os principais indicativos da construção adequada do perfil do solo são os índices de Cálcio (Ca), Boro (B) e Enxofre (S) em níveis aceitáveis ou ótimos em todas as camadas, teor de alumínio corrigido e V% satisfatório. 

Vale lembrar que Ca, B e S são nutrientes essenciais para permitir a construção de tecidos novos na planta. E como são pouco móveis quanto a redistribuição, é preciso que estejam bem distribuídos ao longo do perfil do solo, permitindo, assim, a formação e desenvolvimento adequado do sistema radicular.

Além disso, a obtenção e manutenção do pH em níveis ideais de todos os campeões é outro fator que comprova como a construção do perfil do solo impacta na produtividade. 

Por fim, outros nutrientes de grande importância para o desenvolvimento das culturas, como Ferro (Fe), Zinco (Zn), Manganês (Mn) e Magnésio (Mg), apresentaram níveis ideais ou aceitáveis na análise do solo de todos os campeões. A presença e disponibilidade de qualquer nutriente também está relacionado a uma boa construção do perfil do solo.

Como os fertilizantes da TMF podem aumentar sua produtividade?

A TMF Fertilizantes apresenta uma alternativa adequada para uma perfeita construção da fertilidade do solo em profundidade, com um menor investimento e um menor tempo, trabalhamos com produtos tecnológicos com ações exclusivas no mercado e que geram o melhor custo x benefício para o produtor rural.

A Tecnologia Exclusiva TMF foi desenvolvida para resolver o maior problema atual do mercado agrícola brasileiro: solos rasos sem fertilidade no perfil do solo. 

Os fertilizantes da TMF têm altíssima concentração de Cálcio (Ca) e Silício (Si), proporcionando ao perfil do solo equilíbrio da saturação de base, anulação do Alumínio (Al) tóxico e liberação dos nutrientes fundamentais para a planta, potencializando os efeitos dos fertilizantes tradicionais NPK. 

Nossos fertilizantes possuem 3 estágios de ação: 

  1. Construção do perfil do solo
  2. Condicionamento dos solos 
  3. Nutrição para altas produtividades

O resultado é a garantia do reequilíbrio químico, físico e biológico do solo, contribuindo para um perfil de solo bem construído e, consequentemente, excelentes resultados para sua lavoura.

Quer garantir alta produtividade? Fale conosco através de nosso Whatsapp e saiba como podemos te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos

WhatsApp