As oscilações na produtividade do milho safrinha nas principais regiões produtoras do Brasil estão associadas à disponibilidade de água, ou melhor dizendo, à falta dela, sobretudo no período crítico da cultura, que se estende do pendoamento ao início do enchimento de grãos.
Já é possível acompanhar quebra nas produtividades de grãos de forma frequente e intensa, principalmente no Mato grosso do Sul (MS), Mato Grosso (MT), Goiás (GO) e Paraná (PR), em paralelo a tendência clara de aumento de rendimentos das lavouras no último ano safra, decorrentes de avanços tecnológicos em insumos, melhoramento genético e manejo da cultura, além da redução dos riscos climáticos por ter sido um ano de boas chuvas.
Como o déficit hídrico afeta o milho safrinha?
Neste ano, safra 2020/21, o déficit hídrico ocorreu no período mais sensível da cultura do milho safrinha, ou seja, da pré-floração ao início do enchimento de grãos, nestes casos a recuperação da capacidade produtiva do milho safrinha não poderá ocorrer de forma satisfatória, uma vez que os eventos reprodutivos são muito mais rápidos do que os verificados durante o crescimento vegetativo.
Nessa etapa fenológica, o milho é extremamente sensível ao déficit hídrico, em decorrência dos processos fisiológicos ligados à formação e enchimento de grãos.
Fonte: Imagens da Internet
Construção do perfil do solo ajuda a minimizar o problema
A solução deste problema passa pela decisão correta do produtor e pela assistência técnica. É necessário seguir o zoneamento agrícola e adotar práticas de manejo que condicionam a cultura a resistir melhor a estas condições de riscos.
Nesse sentido, surge a necessidade da construção de um perfil de solo profundo e, uma alternativa a essa realidade é o uso de fontes corretivas da acidez do solo, conhecido por suas propriedades de elevar o pH, neutralizar a ação do Al3+ tóxico às plantas e adicionar bases trocáveis (Ca + Mg + K) em subsuperfície, favorecendo o desenvolvimento radicular nas camadas mais profundas do solo, com isso melhorando as condições de fertilidade nesta camada dando condições para que as raízes consigam crescer verticalmente buscando mias agua e nutrientes em profundidade suportando assim maiores períodos de estiagem.
Como a TMF Fertilizantes pode te ajudar?
A TMF Fertilizantes Inteligentes promove, graças a sua tecnologia exclusiva à base de Cálcio (Ca) e Silício (Si), fertilizantes de múltipla ação, capaz de corrigir, construir perfil e manter a fertilidade do solo, favorecendo condições ideais para uma melhor distribuição espacial das raízes em profundidade, maximizando o acesso a água e nutrientes fundamentais para altas produtividades do milho safrinha.