No cenário agrícola, a fertilidade do solo desempenha um papel fundamental no sucesso das culturas de inverno. Para alcançar altas produtividades e assegurar o máximo potencial produtivo das plantas, é crucial compreender e gerenciar adequadamente a fertilidade do solo.
Investir na fertilidade do solo durante as culturas de inverno é uma estratégia inteligente para agricultores comprometidos com a maximização da produtividade, pensando assim em uma adubação de sistemas garantindo boas produtividades no inverno já tendo em vista as culturas de verão seguintes. Os cultivos de inverno tem inúmeros benefícios para o solo bem como proteger contra o impacto da chuva, evitar erosão, intensificar a matéria orgânica no solo, diminuir a o banco de sementes de plantas daninhas etc…
Como as culturas de inverno podem melhorar a produtividade no verão?
Em muitos casos, as culturas de inverno são plantas de cobertura utilizadas de maneira estratégica para melhorar a produtividade na safra de verão. Existem também cultivos de inverno como trigo, canola e aveia que além de ter valor econômico também ajudam a proteger o solo criando palha e incrementando a fertilidade do solo. Em muitos casos, ainda há uma mentalidade de que a cultura de inverno não necessita de adubação. No entanto, a correta adubação é fundamental para garantir benefícios no verão, como a adubação de sistemas.
As culturas de inverno ajudam na recuperação das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. Quando bem preparadas e adubadas, elas desempenham um papel importante na produção de palhada, formando biomassa sobre a superfície, além de atuar na melhoria da fertilidade do perfil de solo.
Como resultado, é possível aumentar o potencial produtivo para a próxima cultura de verão, o que pode significar um aumento de produtividade.
Por que você deve adubar culturas de inverno?
Por mais que muitos produtores focam no aumento da produtividade para o verão, é preciso lembrar que toda planta precisa de nutrientes. Portanto, não podemos negligenciar a nutrição dessas plantas no inverno e investir em adubação somente no verão.
As culturas de inverno, com valor econômico ou não, têm uma demanda nutricional para poder se desenvolver, assim é de fundamental importância que os solos possuam a nutrição necessária e adequada a esses cultivos para assim as culturas poderem expressar seu potencial produtivo seja grãos ou como massa verde para cobertura de solo.
Além disso, devido às baixas temperaturas no sul do país onde esses cultivos são mais intensificados, a nutrição das culturas é papel fundamental para um bom desenvolvimento e suportar as baixas temperaturas segundo om o seu ciclo normal de desenvolvimento, por isso a nutrição das plantas é tão importante para que assim não sejam prejudicadas com intempéries do clima.
Cuidados com a adubação para as culturas de inverno
Após definir a cultura que será implantada nos cultivos de inverno, o ideal é realizar a adubação de base sempre observando a análise de solo e as exigências nutricionais da cultura a ser implantada para assim melhor atender as necessidades nutricionais da cultura e também possíveis deficiências no solo.
À medida que as culturas de inverno se desenvolvem, podem ser necessárias adubações adicionais, em geral as culturas de inverno são mais exigentes em nitrogênio, assim faz-se necessário aplicações complementares para atender às crescentes demandas nutricionais. Essas adubações de cobertura são ajustadas com base nas observações do desenvolvimento das plantas.
O ideal é optar por fertilizantes de liberação controlada ou de liberação lenta para fornecer nutrientes gradualmente ao longo do ciclo de crescimento. Isso ajuda a evitar picos de nutrientes e a garantir um suprimento constante para as plantas.
Além disso, é necessário se atentar, principalmente, ao fornecimento de cálcio para as culturas de inverno. Esse nutriente dá estrutura para a planta, reduz a possibilidade de acamamento, estimula o enraizamento mais vigoroso nas gramíneas. Com isso, as raízes das plantas tornam-se mais abundantes ao solo alcançando maiores profundidades, tendo acesso à água e nutrientes.
Por isso, o uso de fertilizantes ricos em cálcio é muito recomendado para o aumento de fertilidade e construção de perfil de solo, criando ambiente favorável ao desenvolvimento de raízes em profundidade e amenizando perdas de produtividade por falta de chuvas, o que é muito comum no inverno.
Conte com a Tecnologia TMF
A TMF com sua tecnologia exclusiva à base de cálcio e silício, faz com que o nosso cálcio esteja prontamente disponível e tenha mobilidade no perfil de solo. O objetivo é proporcionar a construção de um perfil de solo fértil com ação em profundidade.
Além disso, nossos fertilizantes possuem múltipla ação, sendo capazes de corrigir, construir e manter a fertilidade do solo em todo seu perfil, além de nutrir plantas para alcançar altas produtividades.
Saiba mais sobre nossa tecnologia exclusiva e solicite um orçamento sem compromisso.